terça-feira, 10 de abril de 2012

VENERAÇÃO E CULTO DAS SANTAS IMAGENS




"O culto da religião não se dirige às imagens em si como realidades, mas as considera em seu aspecto próprio de imagens que nos conduzem ao Deus encarnado. Ora, o movimento que se dirige à imagem enquanto tal não termina nela, mas tende para a realidade da qual é imagem"
                                          (São Tomas de Aquino)


"A beleza e a cor das imagens estimulam a minha oração. É uma festa para meus olhos, tanto quanto o espetáculo do campo estimula meu coração a dar glória a Deus”


 “Antigamente Deus que não tem nem corpo nem aparência, não podia em absoluto ser representado por uma imagem. Mas agora que se mostrou na carne e viveu com os homens posso fazer uma imagem daquilo que vi de Deus (...). Com o rosto descoberto, contemplamos a gloria do senhor.”
(São João Damasceno)
Com isso Deus que não se mostrava nos permite representá-lo por uma imagem daquilo que vimos e vivenciamos com Ele, através de seu filho Jesus Cristo que co-habitou entre os homens.
Em Deuteronômio 5,8-10 vemos claramente que Deus revela o seu desgosto total por deuses feitos por mãos humanas, ou até mesmo “deuses humanos” (ex: faraós). Porem não proíbe imagens sacras que são usadas como enfeites para os templos e forma de evangelização principalmente para pessoas que não sabem ler. Além disso, elas servem como estímulo para nossa oração.
Como não falo nada por mim mesmo confira:
Números 21, 4-9;
Êxodo 25,10-22; 26;
I Reis 6, 23-18 ; 7 ,23-26

Deus não é Deus de contradição, Ele não é contra as imagens é sim contra deuses criados por mãos humanas (cantores, dinheiro...). Deus permitiu a instituição das imagens que conduziriam simbolicamente a salvação por meio do verbo encarnado, como a serpente de bronze no deserto, arca da aliança, e os querubins. Resumindo: Quem venera uma imagem, não venera apenas a pessoa nela representada, mais também o amor que essa pessoa tinha em vida pelo evangelho e por Cristo




E para encerrar, pelo mesmos por agora, esse assunto deixo um trecho de um grande sábio da igreja na atualidade. Este trecho resume tudo o que a santa Igreja Católica nos ensina:


“Que fique claro, de uma vez por todas, Deus nunca proibiu imagens, e sim, "fabricar imagens de deuses falsos”. O mesmo Deus mandou que, no deserto, Moisés fizesse uma imagem de uma serpente de bronze (Nm 21, 8-9), que prefigurava Jesus pregado na cruz (Jo 3,14). Também o rei Salomão, quando construiu o templo, mandou fazer querubins e outras imagens (I Rs 7,29). O culto que a Igreja Católica presta a Deus, e só a Deus, é um culto chamado "latria", isto é, de adoração. Aos anjos e santos é um culto chamado "dulia", de veneração. Maria, como Mãe de Deus recebe o culto de "hiper-dulia", super-veneração digamos, mas que está muito longe da adoração devida só a Deus.”                    

”É claro que o culto por excelência é prestado a Deus, mas isto não justifica que as imagens sejam retiradas das nossas igrejas. Ao contrário, elas nos lembram que aqueles que elas representam, chegaram à santidade por graça e obra do próprio Deus. Assim, as imagens, dão, antes de tudo, glória a Deus.” 




                                            (Prof.Felipe Aquino)

Nenhum comentário: