terça-feira, 10 de abril de 2012

A INTERCESSÃO DOS SANTOS




     Deus permite que atrás, junto com Jesus intercedam por nós os santos do céu e assim é vivida a verdadeira “comunhão dos santos” (santos da terra e santos do céu).
Quando Paulo nos fala que Jesus “é o único mediador entre Deus e os homens” (I Timóteo2, 5-6) Ele quer dizer que Jesus é o único salvador e não o único intercessor. Para confirmar, observe que no versículo 6 o mesmo Paulo fala sobre salvação e não sobre intercessão.
Nesta mesma carta (I Timóteo2, 1-3) Paulo pede para que sejam feitas orações uns pelos outros, também Tiago (5,16) nos diz que quanto mais santo e mais justo for o intercessor, mais eficaz é a intercessão.
Diferentemente do que pensam muitos os santos do céu estão sim vivos,não estão mortos e nem adormecidos “Deus não é Deus de mortos, Deus é Deus de vivos”(Lucas 20,37-38) como ensinou Jesus.É nessa certeza de que quando morremos com Deus é que vivemos para a vida eterna, junto com Deus Pai e todos os santos, gozando dessa honrra. E pelo simples fato de já serem habitantes do céu e estarem intimamente com Cristo eles não deixam de interceder por nós ao Pai, apresentando os méritos que receberam aqui na terra pelo único mediador (salvador) dos homens.
Portanto, Jesus nos diz que os santos falecidos (como Abraão, Isaac e Jacó) estão vivos na Presença de Deus, pois vivem para Ele. Não estão mortos, nem adormecidos! O livro do Apocalipse também ensina que os santos falecidos não estão adormecidos, mas mesmo antes da ressurreição, suas almas dialogam e intercedem junto a Deus por nos: cf.: Apc 6,9-11; 7,13-15; 8,3-4
Eis aí algumas passagens bíblicas que nos garante a intercessão dos santos falecidos, e que agora estão diante do Trono de Deus. São oferecidas a Deus as orações de todos os santos. Se são de todos os santos, são tanto as orações dos santos da terra (cristãos que levam uma vida santa) quanto dos santos do Céu (que estão vestidos de branco diante do Trono de Deus). Embora este trecho da abertura dos sete selos esteja se referindo aos santos do Céu (no quinto, sexto e sétimo selos), podemos entender as orações que chegam a Deus, também vindas dos santos da terra, pois é afirmado ser as orações de TODOS os santos.

Nenhum comentário: